iberbonsai cotoneaster 28 anos
Cotoneaster em Bonsai
Encontra-se em muitas partes do mundo como a Europa, África do norte, China e Himalaias, em penhascos e nas montanhas em terreno rochoso ou com muito cascalho, a maioria dos cotoneaster possuem raízes que permite agarrarem-se às rochas.
O cotoneaster é uma magnífica planta para trabalhar em bonsai.
O gênero cotoneaster contem mais de 50 espécies como por exemplo cotoneaster horizontalis, cotoneaster franchetti, cotoneaster skogolmen,cotoneaster damnerii, cotoneaster microphyllus etc...
O principal encanto do bonsai cotoneaster são as bagas vermelhas que aparecem a seguir a uma abundância de pequenas flores brancas ou cor de rosa.
Pequenas folhas, perenes ou caducas, que mudam de cor no outono ficando amarelo alaranjado.
È recomendado eleger as variedades com crescimento mais lento para bonsai.
Muito fácil de tratar e indicado como primeiro bonsai por ser muito resistente, fácil de modelar e tolera os erros de principiantes.
O bonsai cotoneaster é de crescimento muito rápido e não tem espinhos. Graças a sua ramificação densa e fina e suas folhas de tamanho reduzidas, é o bonsai indicado para realizar Mame ou Shohin, mas já não é muito aconselhável para formar em tamanho maior.
iberbonsai-cotoneaster-coral-beauty-flores-
Multiplicação por sementeira ou estaca.
1- Sementeira: exemplo do cotoneaster horizontalis,
A título indicativo, uma grama contém 90 sementes e a taxa de germinação é de 50%.
Imersão das sementes na água durante 48 horas, a seguir estratificação a frio a 3º/5ºC durante 90 dias
Relembramos aqui algumas indicações e conselhos para conseguir com sucesso a sementeira:
Em Março-Abril é altura das sementeiras de bonsai. A sementeira é a parte mais difícil na obtenção de um bonsai desde o início.
Ler artigo sobre a sementeira do bonsai.
iberbonsai cotoneaster frutos
2/ Saiba mais sobre a multiplicação por estaca:
Semi lenhosa, é a estaca de mais fácil elaboração e a mais habitual no mundo hortícola e no bonsai também, aplica-se a muitas espécies perenes e coníferas. Recolha das estacas no fim do verão e no início do outono com madeira já amadurecida.
Transplante do bonsai cotoneaster:
O cotoneaster é um bonsai de crescimento muito rápido e por isso necessita de ser transplantado quase todos os anos ou pelo menos de 2 em 2 anos num substrato Akadama Hard Quality.
Ler artigo sobre o transplante do bonsai.
Aramação do bonsai cotoneaster:
É a operação que permite orientar e dirigir os ramos, processo determinante na estilização que pretendemos dar ao nosso bonsai, dando a harmonia e mais especificamente o estilo desejado.
A aramação do bonsai exige muito cuidado no manuseamento e na forma de moldar o ramo, pois algumas espécies são muito frágeis e podem quebrar com facilidade como é o caso da azálea.
É necessário estarmos atentos, sobretudo na época de crescimento, para prevenir ferimentos desnecessários na casca causados pelo arame.
A aramação do bonsai cotoneaster exige uma particular atenção, pois tem uma casca muito delicada e devemos por isso ter o cuidado de não apertar em demasia o arame que podia deixar marcas indesejáveis no tronco. Convém então enrolar o arame meticulosamente deixando-o ligeiramente folgado.
Por norma a aramação do bonsai cotoneaster efectua-se no inverno com seiva parada. Mais tarde, obriga-nos a redobrar a atenção visto o cotoneaster ser de rápido crescimento e se não for vigiado com regularidade poderia causar danos por estrangulamento.
Deixar o arame pelo menos 3 meses, vigiando sempre para não ferir a casca.
Ler artigo original sobre a aramação do bonsai.
A poda do bonsai.
Caso seja muito complicado proceder a aramação do bonsai cotoneaster, podemos estilizar o bonsai com a poda de estruturação.
Saiba mais sobre a poda de estruturação, mais drástica, realiza-se no inverno até início da primavera, protegendo o bonsai do gelo se necessário. Relembramos que, quanto mais podarmos o bonsai cotoneaster, menos flores e respectivas bagas produzirá e quando mais tarde a poda, mais tarde florescerá.
A poda só se deve realizar em bonsais saudáveis, e não debilitados o que prejudicaria ainda mais o seu estado.
O bonsai cotoneaster presta-se a quase todos os estilos excepto floresta tendo em conta o considerável desenvolvimento dos ramos.
Chokkan:
Moyogi:
Hokidashi:
Sekijoju:
Fukinagashi:
Kengai:
Ver mais "estilos de bonsais"
Considerando as cores das flores e das bagas do bonsai cotoneaster,
Recomendamos a utilização de vasos cor castanho-escuro, verde-escuro ou azul-escuro, e regra geral com pouca profundidade, excepto estilo cascata.
Comprar Bonsai Cotoneaster.