
Bonsai, paixão e terapia
Para muitas pessoas, o bonsai é uma paixão, um passatempo incontestável..
O bonsai é um convite à contemplação e à paz de espírito.
È verdadeiramente uma paixão. Muito rapidamente nos deixamos levar por este vício saudável que é o bonsai.
Paixão pela Natureza, paixão pelas plantas e paixão pelo bonsai em particular, sendo este considerado como um membro da família devido ao seu pequeno tamanho e ao seu vaso muito reduzido, devemos-lhe uma atenção muito particular.
Porque é que o bonsai é uma paixão e uma terapia?
È uma paixão viva e persistente que nos faz não só cuidar do ou dos bonsais que possuímos, mas também nos impele a ter cada vez mais.
O bonsai é apaixonante porque temos sempre algo a fazer, pelo menos uma vez por semana e por vezes por dia no verão em relação à rega.
É uma paixão porque temos sempre um objectivo, o de formar e moldar o nosso bonsai como o imaginamos e este pode permanecer por muitos anos até alcançarmos o resultado desejado.
A paixão é um sinal de sensibilidade e do entusiasmo de uma pessoa pelo seu bonsai.
Ao longo do ano, teremos de intervir ou para podar, regar, tirar erva daninha, fertilizar, aramar ou transplantar.
A nossa tarefa nunca estará terminada e a nossa paixão revelar-se-à um trunfo importante para o sucesso do nosso objectivo, ou seja, a realização de um trabalho excepcional em que pensámos desde o primeiro dia e que, com todo o cuidado e atenção necessários, conseguimos pôr em prática.
Este é o resultado da paixão pelo nosso bonsai.
O bonsai é também uma terapia.
A maioria dos nossos clientes confirma que o bonsai é para eles uma excelente terapia, é o meio de escape à angústia e ao stress da vida quotidiana, das largas horas perdidas nas longas filas de transito, a permanente corrida para o trabalho e levar os filhos à escola.
O bonsai ensina-nos a sermos mais pacientes e a descomprimir.
São estes momentos que apreciamos para nos libertarmos e voltarmos a entrar em contacto com a naureza, é isto que o bonsai nos traz, esta pequena obra de arte com a sua folhagem verde e especialmente viva cativa-nos pelas suas qualidades, podemos admirar o seu crescimento, ver as flores desabrocharem e mais tarde a darem frutos, em suma podemos viver as estações do ano.
O verde é uma cor que nos acalma e nos traz harmonia, o verde simboliza esperança, natureza, crescimento e renovação.
O verde é também um símbolo de equilíbrio.
A cor verde relaxa, renova e restaura a energia esgotada.
O verde é um tipo de santuário imaginário, longe do stress do dia-a-dia, refresca-nos e faz-nos sentir bem. O verde é um sinal de prosperidade e abundância, de crescimento e de vitalidade, de renovação, de autoconfiança, de equilíbrio emocional e de calma.
O verde ajuda-nos a equilibrar as nossas energias e as nossas emoções mentais, é a cor da esperança.
Sem nos apercebermos, o bonsai traz-nos de volta ao mundo natural, o lado natural que é essencial para que todo o ser humano viva saudavelmente.
È um dos passatempos mais saudáveis e o facto de termos de cuidar de uma planta viva torna a nossa mente livre, é um momento de relaxamento que nos faz bem.
O simples acto de retirar alguma erva daninha, por exemplo, tocar o solo e o verde enquanto se fica em casa é uma coisa extraordinária e o nosso subconsciente alegra-se. Por vezes não é preciso muito para nos animar, desde que se ame o que se faz.
O bonsai traz-nos precisamente este complemento indispensável ao nosso equilíbrio emocional.
È uma verdadeira terapia porque o bonsai obriga-nos a uma rotina regular, mesmo que seja apenas para observá-lo para ver se está tudo bem, regá-lo se necessário, podar os ramos de maneira a manter a forma, colocar fertilizante porque é o seu alimento para se manter bonito e de boa saúde, virá-lo regularmente de modo a receber mais luz e de forma homogénea.
Estes pequenos gestos são muito importantes e fazem do bonsai um método terapêutico extraordinário. Simples e natural, este princípio ajuda-nos e valoriza-nos profundamente na nossa vida quotidiana.
O bonsai é uma paixão e uma terapia.
Apostar no bonsai é sobretudo escolher o lado da natureza e descontracção, do relaxamento, do famoso Zen, o espírito de meditação e contemplação que favorece o bem-estar mental e ajuda a libertar os pensamentos negativos e prejudiciais.
Em relação ao bonsai, falamos de meditação atenta, ou seja, prestando atenção ao que está a acontecer, ao momento em que está a acontecer e nada mais. Concentramo-nos única e exclusivamente no nosso bonsai.