
Callicarpa em bonsai
Callicarpa vem do grego Kallos que significa bela e Carpos fruto. Este nome foi dado à planta pelo naturalista Carl Von Linné.
O gênero Callicarpa pertence à família verbenaceae, nome de família de plantas dicotiledôneas com flores gamo pétalas, ou seja, as pétalas são soldadas e mais ou menos irregulares como a verbena por exemplo.
O callicarpa é originário da China, Japão, Coréia e Estados Unidos de América.
É um bonsai de folhas semi-perenes ou caducas dependendo da variedade e as flores são brancas, rosadas ou roxas.
As folhas são simples, opostas e com 5 a 20 cm de comprimento.
Florescendo no verão, a flor é muito discreta e não é o principal atrativo desta árvore, mas sim os seus frutos, agrupados em bolinhas compactas nos ramos, roxas, redondas, brilhantes e não comestiveis, mesmo para pássaros que não são atraídos por eles, exceto em casos de fome. Desde que encontrem o suficiente para comer, não tocam no Callicarpa, é apenas um alimento de sobrevivência para eles.
Primeiro branco esverdeado, depois lilás antes de virar roxo, aparecem no final do verão e permanecem na árvore até ao final da estação fria.
Os cachos de frutos tornam-se evidentes nos galhos depois que as folhas caem e permanecem durante todo o inverno.
Recomendamos ter 2 bonsais de Callicarpa para promover a polinização e assim obter uma excelente frutificação.
Também deve ter em atenção que uma exposição insuficiente ao sol pode causar uma fraca floração e consequentemente uma frutificação reduzida.
Para obter uma boa frutificação, colocar o bonsai Callicarpa num local muito soalheiro, protegendo-o contudo nas horas mais quentes no verâo.
A folhagem é muito particular, assumindo tons dourados com manchas rosa ou roxas.
O Callicarpa é um bonsai de exterior, no nosso clima pode suportar temperaturas negativas até -5ºC, abaixo é aconselhável proteger o torrão e a base dos galhos com turfa ou palha.
Evite expor o bonsai Callicarpa a ventos fortes e às geadas mais severas.
No verão a rega deve ser abundante e mais moderada no inverno.
Reenvasar a cada dois a três anos com Akadama Hard Quality só ou misturado com Pomice. Como acontece com todos os bonsais, o torrão deve estar coberto com raízes antes de efectuar o transplante.
Saiba mais sobre o transplante do bonsai
A poda de manutenção inicia-se no início da primavera e consite em deixar apenas dois pares de folhas quando os brotos atingem 4 a 6 pares de folhas novas.
O arame para direccionar os ramos deve ser colocado na primavera, certificando-se de que não marca a casca do bonsai. Recomenda-se o uso de arame de alumínio anodizado, é um arame particularmente flexível, fácil de trabalhar e colocar, além disso é muito fácil retirà-lo cortando-o em seções com um alicate de corte.
Multiplicação do Callicarpa por sementes na primavera.
Por exemplo:
Callicarpa Japonica: imersão das sementes em água por 24 horas e sementeira na primavera sob abrigo (coberto com vidro). Um grama contém 1000 sementes e a taxa de sucesso é de aproximadamente 30%.
Callicarpa Americana: imersão das sementes em água por 24 horas e sementeira na primavera sob abrigo, germinação muito longa, de dois a três meses.
Um grama contém cerca de 550 sementes e a taxa de germinação é de 20% em boas condições.
A vantagem da reprodução por semente é que se obtém um Nebari esperacular com o tempo, mas a desvantagem, especialmente para o Callicarpa, é que reproduz plantas muito heterogêneas, tanto no vigor como na coloração dos frutos e a sua abundância.
A sementeira do bonsai.
Propagação por estacas na primavera, usando hormonas para promover o desenvolvimento das raízes, ou mais tarde, no final de verão a partir de de estaca com madeira madura, mais fácil de conseguir. Consiste em recolher ramos com uma parte amadurecida e outra ainda tenra e ainda verde na extremidade.
Continuar a ler sobre a estaquia do bonsai.
Callicarpa Japonica é nativa do Japão.
Floração rosa em julho-agosto. As folhas no outono são de cor púrpura dourado e os frutos são arroxeados, principalmente em Novembro.
Callicarpa Americana é nativa do sudeste dos Estados Unidos, as suas folhas são felpudas com a parte inferior prateada e pequenas flores roxas no verão, frutos roxos no outono.
A Callicarpa pode ser trabalhada em todos os estilos possíveis em bonsai, Chokkan (estilo de bonsai ereto formal), Sekijoju, Shakan, Moyogi, Kengai, Hokidashi, Fukinagashi, Chokkan.
Ler mais sobre estilos de bonsais.