
iberbonsai substrato para bonsai
Substrato para bonsai
Temos que ser exigentes na escolha do substrato porque é a base para se conseguir um bom desenvolvimento do bonsai.
As principais qualidades encontram-se na drenagem e no arejamento (fatores primordiais para a criação de raízes finas), na capacidade de retenção da água e dos nutrientes.
O substrato para bonsai deve ser adaptado a cada espécie e idade da árvore.
Não podemos utilizar a mesma mistura nem a mesma granulometria para um Pinus ou para uma Azálea .
Para garantir uma boa drenagem, o substrato deve ser composto de grãos de tamanhos diferentes, de +/- 2 mm a 10/15 mm, porque é no espaço criado entre os grãos que vai circular o ar e a água.
Cada grão de substrato absorve e retém a água com os respectivos elementos nutritivos, assim quanto maiores os espaços (grão grosso) maior a quantidade de ar e água que irá circular.
Num substrato com grãos muito finos corre-se o risco do apodrecimento das raízes por asfixia, devido a estagnação da água.
Um bom substrato é aquele que absorve a água por capilaridade (como uma pedra de açúcar) e que consegue retê-la sem por isso ficar encharcado, libertando o excesso que poderia provocar a asfixia das raízes.
Ao regar, um bom substrato deve apenas reter a quantidade de água que o grão pode absorver, deixando evacuar o excesso pelos furos do vaso.
Também não pode perder qualidade ao fim de poucos meses, ficando empapado ou reduzido a pó. Deve estar são e limpo, não conter nenhum resíduo nem micróbios ou bactérias.
Um bom substrato não deve ser nutritivo, quer isto dizer que não pode conter nutrientes, assim será mais fácil controlar a fertilização.
É por isso que aconselhamos sempre a utilização de Akadama, é a terra ideal para o bonsai.
Com PH neutro de 6,5 a 6,9. É insubstituível.
É uma argila japonesa de origem vulcânica, composta por grãos reconstituídos e sem nutrientes. Primeiro a argila é esmagada, cozida e após tratamento e secagem, tem uma estrutura homogênea.
Particularidade: a Akadama quando seca é de cor clara e quando húmida é de cor escura, facilitando assim a tarefa da rega.
As vantagens da Akadama são evidentes: drenagem perfeita, conserva a humidade, deixa circular o ar e a água, retém os nutrientes que, como já vimos, são elementos fundamentais para o crescimento do Bonsai.
Um bom substrato deve ter as qualidades seguintes:
* Porosidade:
Deve ter qualidades suficientes para drenar a água em excesso e ser arejado para permitir o fácil crescimento das raízes finas. Por isso não é aconselhável utilizar a terra de jardim, areia do rio e outras misturas que acabam por ser muito difíceis de controlar e podem ser portadores de elementos nocivos para uma boa saúde do bonsai.
* Ter uma ótima capacidade de retenção de água:
Capacidade para drenar não chega, a constituição de um bom substrato requer qualidades extras para reter a água e os nutrientes.
* Ser estável:
Existem muitas misturas de substrato no mercado e até várias qualidades de akadama. É muito importante conhecer a qualidade do substrato que vamos utilizar, da estabilidade do substrato dependem os outros factores como a porosidade, a arejamento, a retenção da água e dos nutrientes.
* Ser são e limpo:
Um bom substrato não pode ser um substrato de reutilização para não corrermos o risco de transferir micróbios e parasitas, é preferível colocar um novo substrato que reutilizar um antigo para poupar, o bonsai pode ficar doente ou até levar a morte da planta.
* Não ser nutritivo:
O melhor substrato para bonsai pede imperativamente que seja neutra em termo de elementos nutritivos, assim será muito mais fácil gerir a fertilização, sem a limitação de ter de jogar com a base nutritiva do substrato, e aplicar a adubação conforme a espécie e idade do bonsai.
O substrato akadama hard quality é o elemento fundamental para o sucesso do bonsai.
Existem vários tipos de akadama, Akadama Regular Quality cozido apenas uma vez, com grau de dureza médio e para envasamento de curto prazo mais ou menos um ano, o grão desfaz-se mais rapidamente, o substrato fica empapado e sem as características necessárias e indispensáveis para o bom crescimento do bonsai.
Akadama Hard Quality Double Red Line “Ibaraki” cozido várias vezes e com elevado grau de dureza que permite o envasamento de três em três anos. É o melhor substrato, consegue guardar as suas características e qualidades por muito tempo.

iberbonsai akadama ibaraki hard quality
Aconselhamos sempre a Akadama Hard Quality para a maioria dos bonsais;
Kiryuzuna para os Pinus e Juniperus (aconselhamos misturar com 50 % de Akadama Hard Quality para árvores mais jovens),
Kanuma, com PH mais baixo para Azaleas, Rhododendrons, (também pode ser acrescentado 50% de Akadama Hard Quality para árvores mais jovens).
A kanuma com um PH inferior a 5.5 é utilizada para plantas acidófilas. È uma argila vulcánica modificada por águas mineralizadas que filtram as particulas químicas.
Cozida em forno a +/- 300ºC durante quase uma hora, exterminando assim qualquer microorganismo, bactéria ou sementes de erva daninha.
A Kanuma é de cor creme quando seca e amarelada quando húmida, absorve muito bem a água sem provocar o excesso, por isso tem excelentes qualidades de drenagem mantendo um ambiente óptimo para o desenvolvimento das raízes.
Para os Aceres utiliza-se uma mistura de 70% de Akadama Hard Quality e 30% de Kanuma Select.
Keto, substrato especialmente concebido para constituição de florestas em lajes ou pedras.
É um substrato maleável, de cor preta e que se fixa muito bem mesmo depois de seco. Podemos regar à vontade sem provocar nenhum desgaste no substrato. Permite utilizar akadama hard quality para fazer a montagem da nossa floresta por exemplo e finalizar todo o conjunto da plantação com o substrato keto, bastando para isso começar a aplicar a keto sobre a laje ou o suporte e continuar por cima da akadama até cobrir a totalidade do torrão.
A keto deve ser conservada na embalagem muito bem fechada, sem apanhar ar, para não secar e ficar inutilizável.
Não podemos esquecer também a akadama shohin, igualmente hard quality mas com grão de 0 a 2 mm. É o substrato de referência para o transplante dos bonsais shohin e mame.
Shohin significa pequena coisa.
O bonsai shohin é o bonsai mais pequeno a seguir ao Mame.
O Mame é o bonsai mais pequeno que podemos alguma vez imaginar, com menos de 10 cm de altura, exige um cuidado quase permanente da parte do seu obtentor, sobretudo no verão quando o calor aperta.
É a excepção que só alguns perfeccionistas são capazes de alcançar.
Ler o artigo sobre mame e shohin
Qualidades de um bom substrato para bonsai:
Em conclusão, podemos constatar que o sucesso que podemos alcançar na arte do bonsai depende em muito da escolha do substrato.
Um substrato são, limpo, sem nutrientes e capaz de reter a água necessária mas sem excesso para não provocar o apodrecimento das raízes e sobretudo que aguente alguns anos sem perder a sua estrutura e as suas qualidades.
Comprar substrato para bonsai agora
📆 actualizado em 26-03-2022